Cuidando de minha casa
- sezimariasaramago
- 22 de ago. de 2022
- 2 min de leitura

Quero contar para vocês que gosto muito da sensação de ver minha casa organizada, do cheiro de limpeza, de sentar-me após uma faxina e admirar tudo limpinho...
Aqueles mais radicais podem achar que estou perturbada, que isto é escravidão ou outros termos parecidos. Mas isto não me preocupa... Lutei muito para ter uma carreira profissional, estudei bastante para superar obstáculos, trabalhei anos em ambientes dominados pela presença masculina, porém, nada disto mudou a minha essência!
Gosto de fazer trabalhos domésticos, sinto prazer em deixar um armário organizado, roupas cheirosas, ornamentar minha sala com flores colhidas do jardim... São pequenos gestos que acalmam minha alma, passam-me a sensação de que tudo está no lugar certo! Melhor ainda se estas atividades forem compartilhadas com meu companheiro, ao som de uma boa música, jogando conversa fora...
No fim da tarde, organizar a mesa, servir uma quitanda gostosa com café passado na hora! Ou então, à noite, preparar petiscos e saborear com um drink especial... são modestos presentes que hoje em dia podemos nos proporcionar!
É claro que tenho consciência da luta feminina, das dificuldades enfrentadas pelas mulheres para terem acesso ao estudo, carreira profissional, salários dignos, opção política, tudo de extrema importância! Durante anos, a única profissão da mulher era “do lar”, obviamente, isto marcou várias gerações de mulheres e deixou gravado uma forte resistência às tarefas caseiras cotidianas!
Minha geração foi uma das primeiras a trabalhar fora de casa, orgulhamo-nos disto! Mas, na realidade, duplicamos nossa jornada! Este cansaço, devido à necessidade de executar os trabalhos externos e os do lar, deixou-nos extenuadas! Acho que esta é uma das principais causas para algumas amigas abominarem os cuidados com a casa...
Sempre procurei o equilíbrio, não fazendo nada de forma exagerada, por isso acho que a limpeza da residência não deve ser obsessiva - estou longe de passar escovinha nos rejuntes da cerâmica (mas se você gosta, está tudo certo...). Na minha opinião, nem é preciso limpar todos os dias, até porque gosto de fazer várias outras atividades! Por causa dos afazeres domésticos, não vou deixar de passear, viajar ou ficar à toa se me der vontade. Afinal, nada é proibido!
Acredito que as pessoas devem ser livres para fazer escolhas, respeito as mulheres (ou homens) que não suportam as tarefas domésticas, as quais, para eles, são um grande sacrifício!... Não tem problema, mas também não significa que possam rotular os outros. Existem mulheres (e homens) que, assim como eu, gostam da casa organizada e sentem prazer nestes gestos cotidianos... Por que ter vergonha disto?
Moderno é assumir aquilo que você gosta, antigo é julgar tudo de forma preconceituosa... Espero que você, meu caro leitor(a), concorde com isto! A vida é tão breve, que cada um possa assumir sua forma de ser feliz, sem culpas...
Quem sabe na próxima vez que você necessitar cuidar de tua casa estas minhas palavras te ajude: procure ver as tarefas de modo diferente, com um pouco de prazer... Assim, a jornada ao longo da vida pode ser mais leve!
Comments