CAFÉ COM AS AMIGAS
- Sezimária Saramago
- 30 de out. de 2018
- 2 min de leitura

Desde que me aposentei, tenho me reunido com alguns grupos de amigas para um café no final da tarde.
Algumas são amigas de muitos anos, desde a infância; a maioria, do tempo de estudante; outras se tornaram queridas com a convivência durante o trabalho na universidade; mas também tenho amigas recentes, seja das aulas de dança ou da igreja... todas preenchem meu coração de alegria!
Reunir para o café me permite viver momentos que refrigeram minha alma, criando um espaço para bater papo livremente e dar muitas risadas! Na verdade, tudo já começa com as conversas para conciliar a agenda de todas. Neste momento, vamos nos atualizando sobre a vida e a rotina de cada uma. Depois vem a escolha do local, do cardápio, da ornamentação. São bocadinhos de carinho! Seriam coisas fúteis? Pode até ser, não vou discordar de sua opinião, mas como torna a vida mais colorida!
Interessante também a mistura de pessoas, de idades diferentes; muito jovens ou já mais vividas, não importa! Temos solteiras, casadas e divorciadas, com filhos pequenos ou já curtindo os netos... Seja tomando café, chá, suco ou uma cervejinha: o que vale mesmo são as conversas, os momentos de dar colo e receber afagos, de dividir o existir!
Olhando para trás, no meio de tanta correria e trabalhos, sinto não ter feito algumas pausas para tomar café com as amigas. Mas a vida renasce e sempre nos dá novas oportunidades. Agora é o tempo de vivenciar outras escolhas!...
Agradeço a cada uma por estes momentos compartilhados! Seguramente estar com vocês me faz uma pessoa melhor e mais completa.
É claro que o encontro para o café não resolve, por si mesmo, os problemas do nosso cotidiano. Porém, possibilita a partilha das emoções, enxergar as questões sobre outros pontos de vista. Muitas vezes, o fato de ser ouvida já se torna suficiente...
Se você que está lendo este texto estiver se sentindo sozinho e meio triste, siga minha recomendação: convide alguém para um café! Você vai se surpreender, porque as angústias começam a se esvanecerem, vão subindo junto com aquela fumacinha que sai da xícara... e você descobre que, no final, aquele assunto tão sério poderá servir para uma boa gargalhada!
Comments